quinta-feira, 1 de abril de 2010

Boas Fábricas da Floresta - Os móveis do Acre

No Acre o Governo incentiva a produção certificada de móveis  com a criação do Polo Moveleiro em Rio Branco.  Inaugurado em 2004, tem o papel de incentivar o uso sustentável dos recursos florestais, oferecendo às empresas locais toda a infraestrutura necessária para o completo desenvolvimento dos produtos. Estão à disposição das empresas um núcleo de design, marcenaria para prototipagem, equipamentos para acabamento, estufas de secagem de madeiras e uma sala de treinamento. Atualmente, uma rede nacional, a Casa & Construção vai colocar os produtos no mercado brasileiro. A produção do pólo moveleiro conquistou rigosoras certificações e mostra que a sustentabilidade não é incompatível com o mercado. Atualmente, o pólo lança nova linha e amplia seu portifólio de produtos. Nada de madeira bruta e ilegal saindo da Amazônia para mercados nacionais e interncionais. A indústria pode ser na Amazônia e operar de madeira legal e sustentável.

Imagem reproduzida do Portal do Pólo Moveleiro.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Pecuária e Amazônia


A Amazônia: boi ou florzinhas?


O Acadêmico Luiz Hildebrando Pereira da Silva, 80 anos, diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia, publicou interessante artigo na revista Nosso Caminho, de Oscar Niemeyer.  Ele faz breve reflexão sobre a baixa rentabilidade da pecuária bovina na Amazônia para concluir que ela é até 100 vezes menos rentável que outras atividades como a plantação de flores. Bem, para quem não sabe a Amazônia tem 3 vezes mais cabeças de gado bovino que pessoas e 80% das áreas de florestas derrubadas são convertidas em pastagens. Curta o artigo no mais informações. È esclarecedor e muito leve.



O velho guerreiro rendeu-se ?

Humanidade não pode salvar o planeta, afirma criador da Teoria de Gaia.


Para James Lovelock, puxamos um 'gatilho' ao iniciar aquecimento, mas não sabemos qual será o desfecho. Mudar os hábitos para tentar salvar o planeta é "uma bobagem", na opinião de um dos mais conceituados especialistas em meio ambiente no mundo, o britânico James Lovelock, para quem a Terra, se for salva, será salva por ela mesma.

"Tentar salvar o planeta é bobagem, porque não podemos fazer isso. Se for salva, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos", afirmou Lovelock em entrevista à BBC.


As fábricas da floresta: o Pará ganha sua primeira fábrica de Cacau em Medicilândia.

Fotos : reprodução do For Life
 Medicilândia, município localizado na região da   Transamazônica, comportará a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. O empreendimento já construído será agora equipado para funcionar a partir de setembro próximo deste ano. Em equipamentos serão investidos R$ 1 milhão, via convênio celebrado entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a Fundação Viver Produzir Preservar (FVPP), proponente do projeto.Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo à Cacauicultura (Funcacau), criado pela governadora Ana Júlia Carepa em 2008. A agroindústria tem capacidade para processar até 100 quilos de amêndoas por hora.  As amêndoas da Transamazônica servem ao requintado mercado europeu; uma fábrica da Áustria processa o produto e transforma em chocolates finos.
Entenda melhor

terça-feira, 30 de março de 2010

Amazônia - BNDES negocia com 12 países doações para Fundo da Amazônia

         O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou há cerca de três semanas conversas com 12 países para futuras doações ao Fundo da Amazônia, criado em agosto de 2008. O BNDES é gestor do fundo, que conta atualmente com uma carteira de cerca de 50 projetos, dos quais cinco já foram aprovados e oito estão em fase de análise final. A informação dia 26 de março pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e por integrantes da equipe da área de meio ambiente do BNDES, no Rio, durante o lançamento do livro Amazônia em Debate: Oportunidades, Desafios e Soluções. Os nomes dos países não foram divulgados. "A ideia é não constrangê-los. Os países é que deverão anunciar a doação", disse o ministro. Na ocasião, ele adiantou que uma das negociações já está bem avançada.
 
Reprodução Fundo Amazônia

Amazônia e Negócios Verdes

Veja no  site do jornal rebate um resumo do Fórum de Sustentabilidade em Manaus.

As maiores empresas do mundo patrocinam o evento realizado por empresários, que teve apoio do governo do estado e participação de cientistas, ambientalistas, cineastas do mais "alto" calibre, o agraciado com o prêmio Nobel da Paz, e outras personalidades.

Amazônia.....

Amazônia: no epicentro da questão ambiental global (Mark London eThomas Lovejoy )

IPAM destaca, no link , a posição de Thomas Lovejoy um dos mais respeitados especialistas em biodiversidade e presidente do Centro Heinz de Ciências, Economia e Meio Ambiente, durante o Fórum Internacional de Sustentabilidade, evento promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais - em Manaus entre os dias 26 e 27 de Março de 2010. O cientista defende, na ocasião, um "esforço planetário" para restaurar os ecossistemas do mundo, em particular os da floresta amazônica.

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo