quinta-feira, 15 de abril de 2010

Amazônia em Guerra: justiça federal cancela o Leilão da UHE BELO MONTE


"A Justiça Federal determinou a suspensão da licença prévia da hidrelétrica de Belo Monte e o cancelamento do leilão, marcado para a próxima terça (20/04). O juiz Antonio Carlos de Almeida Campelo concedeu medida liminar (urgente) por ver “perigo de dano irreparável”, com a iminência da licitação", informa o MPF/PA.

Explica que a " decisão é fruto da apreciação de uma das duas ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público Federal tratando das irregularidades do empreendimento. Trata, especificamente, da falta de regulamentação do artigo 176 da Constituição Federal, que exige edição de lei ordinária para o aproveitamento de potencial hidráulico em terras indígenas".

O território é isso, dinâmico e conflituoso. Os atores mobilizam-se para garantir que seu uso responda aos seus interesses. Em um Estado Democrático de Direito esta dinâmica é lenta, mas muito vigorosa. Cada passo que um dos grupos, neste caso, os que são a favor, os que são contra a UHE (pelo menos da forma como está sendo feita) é sempre como a passada de um gigante, que ecoa, faz o chão tremer e todos os seus aliados e "inimigos" organizam-se em suas respectivas posições. E todos se preparam para novo embate.

Abaixo, picando do site da Aneel, com algumas inserções e contextualizações do blog - uma linha do tempo da tentativa do empreendimento. Incompleta, mas didática.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Amazônia a ser preservada: mais 10 milhões de hecatres em áreas protegidas

Foi o disse, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira,  ontem (dia 12) em reunião com os presidentes dos parlamentos da Noruega, Dag Tarje Andersen, e do Povo Sami, Egil Olli:  que na segunda fase do  Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) serão criados 10 milhões de hectares de UCs na Amazônia nos próximos 10 anos.  Destacou que o Fundo Amazônia é parte importante desta proposta.

Ps1. O ARPA é um programa do Governo Federal, com duração prevista de dez anos, para expandir, consolidar e manter uma parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Bioma Amazônia, protegendo pelo menos 50 milhões de hectares e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Ps2. Muitos estudos provaram que a simples criação de UCs freia o desmatamento.

Ps3. Muitos estudiosos ressaltam que a criação apenas não resolve todo o problema. È preciso consolidar. È preciso instalar de fato os mecanismos de gestão das UCS.

Com informações do Canal Rural

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Amazônia fraudada, roubada, desmatada...30.000 metros de fraude

Na manhã desta segunda-feira (12), os pátios das 15 maiores madeireiras do Pará, suspeitas de desmatamento ilegal, foram ocupados pelo IBAMA. A Operação Delta, que carrega tal alcunha por fiscalizar empresas no delta do Rio Guamá, uma região responsável por mais de 30% do escoamento da madeira paraense oriunda de extração. Uma ação da  Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia) com ampla participação de orgãos federais, dentre os quais Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). No total devem ser apreendidos 30.000 metros cúbicos de madeira. São   66 grandes empreendimentos madeireiros nos arredores de Belém com suspeitas de irregularidades, dentre as quais as 15 maiores do Pará.

Amazônia roubada: 16,6 bilhões é o novo tamanho das fraudes da Sudam/Sudene

O anúncio ao lado foi publicado na revista Realidade de 1972, em edição especial sobre a Amazônia e foi levado ao extremo da imoralidade no trato com os recursos públicos regionais.
Na mesma época é criada a Sudene (similar do nordeste). Hoje
São centenas de ações que somam mais de R$ 16,6 bilhões e poucas condenações. Nada foi devolvido aos cofres públicos.

Em 2001, a extinção da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia   foi marcada pela decoberta de fraudes bilionárias. Hoje o Ministério da Inegração Nacional divulga que o rombo é muito maior que o descoberto nas fraudes  contra a Sudam e a Sudene.
A impunidade é quase uma certeza para a maior parte dos envolvidos. Segundo o Ministério da Integração nacional, 1571 empresas aplicaram o calote até 2001 quando a superintendência foi extinta sob a maré de escândalos que levaram inclusive a renuncia do Jader Barbalho. Acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) como o principal articulador do esquema,  Jader Barbalho (PMDB-PA), deputado federal é dos cotados para concorrer ao Governo do Estado e um aliado disputado nas eleições no Pará. Figuram entre os envolvidos além de Jader, membros da família Gueiros (ex-governador) até o atual vice-prefeito de Anapu no Pará, Laudelino Délio Fernandes Neto.

Amazônia em Guerra: trincheira é Brasília

 Em Brasília (Capital Federal), atingidos por barragens protestam contra a UHE-Belo Monte.


O Conselho Indigenísta missionário CIMI, informa desde ontem que cerca de 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, lideranças do Parque Indígena do Xingu, e ribeirinhos e indígenas de Altamira estão em Brasília para realizar protesto contra os grandes projetos hidrelétricos previstos pelo Governo Federal, em especial a usina de Belo Monte.

Foto: Carmen Américo (Altamira-2008)

O diretor do filme de maior bilheteria da história do cinema, Avatar, James Cameron, a atriz Sigourney Weaver e outros membros do elenco do filme participam da marcha em apoio aos movimentos sociais e indígenas.

O protesto exigirá o cancelamento da Licença Prévia e do Leilão de Belo Monte, marcado para o dia 20 de abril, bem como o deferimento das Ações Civis Públicas do Ministério Público Federal no Pará, ajuizadas na última quinta feira, dando conta de inúmeras inconstitucionalidades no processo de licenciamento da obra.

Convocaram o ato:
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Movimento Xingu Vivo para Sempre
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)
Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
Instituto Socioambiental (ISA)
Rede Brasil
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira





Com informações do CIMI.

Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo