O desmatamento na Amazônia

A áreas de floresta da Amazônia Brasileira foram reduzidas em aproximadamente 18% até 2009-2010 segundo o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), um total de 700.000 Km2 desflorestados, sendo que 450.000 km2 foram desmatados nos últimos 10 anos.                           Veja na imagem ao lado isto ocorre mais ao sul e a leste, uma imagem INPE com dados de 2004. O que significa que as áreas em vermelho amarelo devem estar maiores. Mesmo com reduções significativas nos últimos anos as taxas de destruição da floresta são altas e alarmantes.                         No site do PROJETO PRODES podemos acompanhar a evolução de tais taxas através de estimativas anuais desde 1988 até 2008 em km2.  Observe o gráfico com atenção, perceba que as médias ainda anuais ainda estão em torno de 10.000 km2 de floresta. Segundo Imazon, 90% deste desmatamento ocorre de forma ilegal.           
 O Brasil é líder mundial no uso de imagens de satélite para monitorar desmatamento em florestas tropicais. Podemos encontrar no site do INPE dados muito interessantes sobre a redução das áreas de floresta na Amazônia. Em relatório recente a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO por suas siglas em inglês) mostra que pela primeira houve redução global do desmatamento no mundo. Mas o Brasil e a Indonésia ainda mantém altos índices, registrando no entanto, o esforço do governo brasileiro para diminuir tais taxas e cumprir compromissos internacionais assumidos.

Características da Floresta Amazônica

           Vejamos alguns elementos desta floresta que está sendo destruída. A floresta amazônica não está situada apenas no Brasil, localiza-se na região norte da América do Sul, numa extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.


Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados da região Norte:  Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. Olhe bem, oberserve a delimtação do mapa.

In contrução











Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo