Gente da Amazônia e Cidades da Amazônia

Gente Amazônica e Mundo Amazônico

A região norte possui aproximadamente vinte e três milhões de habitantes, segundo o IBGE. Mas quem são os habitantes da Amazônia e como vivem ? Quem se arrisca a definir esta sociedade ? Alguns tentam valorozamene definir o mundo amazônico:

[...] podemos afirmar que um mundo amazônico
 foi constituído nas fímbrias da lógica colonizadora e eurocêntrica
 manifestada desde a conquista da região a partir de 1616,
e presentificada com a invasão dos projetos globais,
responsáveis pela desestruturação de códigos de comunicabilidade
 da tradição oral regional,
 revelada em saberes locais estruturantes de princípios de vida,
cujas bases ainda persistem manter-se
nas práticas de partilha,
solidariedade e
convivências recíprocas. (Mignolo 2003, 2005).
   
Definição brilante, mas será que comporta a família do Alex, de São Félix do Xingu no Pará ? Um colono, filho de migrantes e portanto migrante também, que forma sua família em um dos lugares mais recônditos da Amazônia, numa localidade chamada "Barra Mansa". Lá a vida não é mansa. E ele vai construir sua história enquanto "grafa" neste mundo amazônico sua marca. Ele não é originalmente amazônida, mas talvez morra aqui, construindo a história regional. 
 Perceba nas características da família os traços da mistura entre branco, índios e negros.... (papo looongo) (em construção)
foto: Maria do Carmo Américo


Paisagem Amazônica

A despeito da visão romântica que domina o senso comum, sobre a homogeneidade e a virgindade da floresta amazônica, a região é caracterizada pela diversidade. Ora, todos os lugares do mundo são assim, diversos se comparados com os outros, e diversos se olhados internamente. Mas muitos acreditam que aqui existe certa simplificação que autoriza qualquer a arriscar uma definição sobre ela.

É preciso que se tenha em mente a caracterização desta diversidade e seus elementos de produção e reprodução atual e futura.

Isso é um papo longo....

(em construção)




Amazonia

Amazônidas: pequeno kaiapó

Amazônidas: pequeno kaiapó
Altamira-Pará Foto Carmen Américo